domingo, 31 de maio de 2009

3 OER para explorar

Reflexão efectuada no âmbito do Mestrado em Pedagogia do e-learning 09 – Universidade Aberta, cadeira de Materiais e Recursos para e-learning.

Na sequência do solicitado para esta actividade e tendo em linha de conta uma real utilização dos recursos pesquisados estas são as minhas sugestões:

Em http://pfp.ethz.ch/login.php?target=&soap_pw=&ext_uid=&cookies=nocookies&client_id=pfp_client&lang=en, criando uma conta, acedendo ao “Repositório”, e à categoria de NATO/Partnership for Peace Courses*, os únicos “cursos” que podem ser acedidos livremente, fazendo “join” ao Introduction to NATO V. 4.3.

Este OER aborda a história, estrutura organizacional e operacional da NATO, de forma objectiva e com a particularidade de ser realizada uma pequena avaliação no final.

Embora denominado como curso, a intenção passaria por utilizá-lo como um módulo de uma formação mais alargada sobre a NATO (North Atlantic Treaty Organization), enquadrado num percurso formativo na área das Relações Internacionais, e garantindo que todos os alunos ficarão detentores de conhecimentos básicos sobre organizações mundiais.

Acrescento que o público-alvo deste trabalho seriam oficias alunos de escolas militares, na sua formação básica.

É ainda interessante realçar que este OER está suportada num LMS denominado ÍLIAS, Open Source, podendo ser encontrada mais informação em http://www.ilias.de/.

Razões que presidiram à escolha foram:

1. Material produzido por um organismo da NATO, o que lhe acrescenta credibilidade;

2. Estar disponibilizado em língua inglesa, possibilitando assim a prática da mesma;

3. A forma objectiva e simples com que está construído, ideal para uma abordagem básica;

4. O estar inserido num rol de outras acções do tipo, permitindo assim aos alunos explorarem mais sobre o assunto;

5. A existência de uma pequena avaliação, possibilitando ao aluno validar o conhecimento adquirido.

Em http://www.forma-te.com/index.php, também com acesso por registo, explorando a mediateca de formação – Formação de Formadores – na página 9, encontramos uma apresentação “Power Point” intitulada “Avaliação da Formação”, que utilizei numa abordagem à temática, numa acção de formação on-line. Para uma pesquisa mais fácil, acrescento que encontramos os títulos por ordem alfabética inversa.

Razões que presidiram à escolha:

1. Ser uma apresentação PowerPoint, que era o tipo de recurso que pretendia usar;

2. Ser concreta e objectiva;

3. Ter sido elaborada de acordo com as boas práticas de uso do Power Point;

4. O site forma-te, segundo informado, proceder à análise avaliação dos “documentos” propostos, validando a sua disponibilização.

5. Ter registado um número interessante de download;

Nas minhas pesquisas deparei com, para mim, uma novidade agregada ao Youtube, o Teachertube, repositório de vídeos educacionais.

Assim, em: http://www.teachertube.com/viewVideo.php?video_id=80375&title=The_Seven_Phases_Of_The_Cold_War

encontramos um vídeo, com locução em inglês, com a normal possibilidade de visualização do Youtube, acrescido da possibilidade de “download”.

Intitulado as “Sete fases da Guerras Fria”, com a duração de 10:24 minutos, descreve o crescendo histórico da Guerra-fria, realçando pontos importantes e culminando na Perestroika e na queda do Muro de Berlim. Seria de grande utilidade numa abordagem à Nova Ordem Mundial, na área das Relações Internacionais, para a mesma tipologia de alunos do recurso apontado anteriormente

Razões que presidiram à escolha:

1. Ser um vídeoclip;

2. A estrutura de abordagem ser cronológica e possibilitar a exploração dos diversos tópicos individualmente;

  1. Estar disponibilizado em língua inglesa, possibilitando assim a prática da mesma;

4. A sua duração, 10:24, aceitável para não entediar os alunos;

5. O estar inserido no youtube (teachertube) recurso conhecido da faixa etária do publico de destino

Embora, já fora do obrigatório, não posso deixar de partilhar, nesta comunidade de formadores e utilizadores do Power Point o clip disponível em : http://www.youtube.com/watch?v=cagxPlVqrtM que retrata fielmente os suplícios que passamos , quando assistimos a alguma apresentações, ou que fazemos passar, quando não observamos a elementares regras do uso da ferramenta.

Este clip utilizei-o em formação, quando abordo os recursos pedagógicos, servindo-me de motivação inicial.

Sem comentários:

Enviar um comentário