Reflexão efectuada no âmbito do Mestrado em Pedagogia do e-learning 09 – Universidade Aberta, cadeira de Materiais e Recursos para e-learning.
Na sequência do solicitado para esta actividade e tendo em linha de conta uma real utilização dos recursos pesquisados estas são as minhas sugestões:
Em http://pfp.ethz.ch/login.php?target=&soap_pw=&ext_uid=&cookies=nocookies&client_id=pfp_client&lang=en, criando uma conta, acedendo ao “Repositório”, e à categoria de NATO/Partnership for Peace Courses*, os únicos “cursos” que podem ser acedidos livremente, fazendo “join” ao Introduction to NATO V. 4.3.
Este OER aborda a história, estrutura organizacional e operacional da NATO, de forma objectiva e com a particularidade de ser realizada uma pequena avaliação no final.
Embora denominado como curso, a intenção passaria por utilizá-lo como um módulo de uma formação mais alargada sobre a NATO (North Atlantic Treaty Organization), enquadrado num percurso formativo na área das Relações Internacionais, e garantindo que todos os alunos ficarão detentores de conhecimentos básicos sobre organizações mundiais.
Acrescento que o público-alvo deste trabalho seriam oficias alunos de escolas militares, na sua formação básica.
É ainda interessante realçar que este OER está suportada num LMS denominado ÍLIAS, Open Source, podendo ser encontrada mais informação em http://www.ilias.de/.
1. Material produzido por um organismo da NATO, o que lhe acrescenta credibilidade;
2. Estar disponibilizado em língua inglesa, possibilitando assim a prática da mesma;
3. A forma objectiva e simples com que está construído, ideal para uma abordagem básica;
4. O estar inserido num rol de outras acções do tipo, permitindo assim aos alunos explorarem mais sobre o assunto;
5. A existência de uma pequena avaliação, possibilitando ao aluno validar o conhecimento adquirido.
Razões que presidiram à escolha:
1. Ser uma apresentação PowerPoint, que era o tipo de recurso que pretendia usar;
2. Ser concreta e objectiva;
3. Ter sido elaborada de acordo com as boas práticas de uso do Power Point;
4. O site forma-te, segundo informado, proceder à análise avaliação dos “documentos” propostos, validando a sua disponibilização.
5. Ter registado um número interessante de download;
Assim, em: http://www.teachertube.com/viewVideo.php?video_id=80375&title=The_Seven_Phases_Of_The_Cold_War
encontramos um vídeo, com locução em inglês, com a normal possibilidade de visualização do Youtube, acrescido da possibilidade de “download”.
Intitulado as “Sete fases da Guerras Fria”, com a duração de 10:24 minutos, descreve o crescendo histórico da Guerra-fria, realçando pontos importantes e culminando na Perestroika e na queda do Muro de Berlim. Seria de grande utilidade numa abordagem à Nova Ordem Mundial, na área das Relações Internacionais, para a mesma tipologia de alunos do recurso apontado anteriormente
Razões que presidiram à escolha:
1. Ser um vídeoclip;
2. A estrutura de abordagem ser cronológica e possibilitar a exploração dos diversos tópicos individualmente;
- Estar disponibilizado em língua inglesa, possibilitando assim a prática da mesma;
4. A sua duração, 10:24, aceitável para não entediar os alunos;
5. O estar inserido no youtube (teachertube) recurso conhecido da faixa etária do publico de destino
Este clip utilizei-o em formação, quando abordo os recursos pedagógicos, servindo-me de motivação inicial.
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