O termo PLE descreve
ferramentas, comunidades e serviços que constituem as plataformas individuais
de aprendizagem, usadas para dirigir o próprio processo na persecução das metas
educacionais a que cada indivíduo se propõe (- in 7 things you should know
about... Personal Learning Environments, disponível em http://www.educause.edu/library/resources/7-things-you-should-know-about-personal-learning-environments)
Jordi
Addel (em entrevista a Josi Sierra Orrantia em 06May2012 disponível
em meu post de10Dec2012) é mais sucinto,
afirmando que “PLE é um enfoque na aprendizagem, não sendo uma aplicação ou uma
plataforma, mas sim uma maneira de entender como se aprende”.
A aproximação que Addel faz na mesma entrevista, aos
componentes de um PLE, guiaram a minha representação gráfica, razão pela qual
apresento: Recursos; Ferramentas e “Personal Learning Network (PLN)”.
No que respeita a recursos
ou fontes de informação, não posso deixar de compartilhar a ideia do
entrevistado, quando afirma que “tudo o que possa interessar à nossa formação”,
pois a noção de aprendente adulto, na perspectiva andragógica, sustenta-se em claros
e pré-determinados objectivos, visando um fim específico.
Relativamente às ferramentas,
apresento aquelas que utilizo na produção dos meus objectos digitais, sendo que
embora com uma limitada selecção, a mesma tem vindo a alargar-se com o alargar
do meu PLE
Refiro agora a minha PLN, os
espaços onde partilho as “produções” para as tornar acessíveis às pessoas,
também ainda reduzida, mas sem dúvida à semelhança das ferramentas, em crescendo
com o alargar do meu “ambiente de aprendizagem,”
Por último uma palavra para
a concepção do “objecto digital” apresentado. Embora possível de fazer em
PowerPoint ou outra ferramenta disponível online,
quis marcar com a utilização de esquiços manuscritos (com links para as sites de cada um) a minha “emigração” digital, pois ainda não habitando
na rede na totalidade, os passos largos que dou nesse sentido, não acontecem
sem um pedaço de papel e um lápis na sua origem.
Sem comentários:
Enviar um comentário