domingo, 24 de fevereiro de 2013

Reflexão sobre a aprendizagem em PPeL06


Encarei esta abordagem  numa perspectiva puramente pessoal, não tendo recorrido a bibliografia de apoio para sustentar as ideias aqui expressas.
                Esta opção prendeu-se tão-somente com o facto de se pretender que a reflexão fosse sobre a aprendizagem, pelo que me pareceu que seria muito mais genuíno o suporte das supra citadas ideias através da experiência pessoal.
O trabalho em ambiente online não me era desconhecido, assim como também não me encontrava alheio às metodologias e processos pedagógicos implementados pela Universidade Aberta, pelo que não constituiu para mim surpresa o percurso seguido.
Realço a importância que entendo ter a abordagem, em particular da teoria conectivista, recente mas com uma perfeita, na minha opinião, adequação ao ambiente que procuro criar nos trabalhos que pretendo desenvolver, ao meu nível de responsabilidade, nos processos de ensino aprendizagem de que irei ser responsável.
A clareza e objetividade do contrato de aprendizagem foram fundamentais para o meu trilhar do caminho, conhecedor das minhas dificuldades, particularmente no que respeita à melhor gestão do tempo. Acabou contudo este, por ser o meu maior constrangimento, dificultando, a sua falta, a melhor organização da minha rotina. Acresce referir a pronta disponibilidade e abertura manifestada pelo professor sobre esta questão.
Por outro lado, é também merecedor de referência a quantidade e qualidade do material disponibilizado para apoio, constituindo-se sempre como um excelente ponto de partida para as tarefas a desenvolver, organizadas de forma coerente e perspectivadas no prosseguimento de um lógico percurso de ensino-aprendizagem.
Por último um pensamento sobre o MOOC, que acabei por não conseguir acompanhar apesar da grande expectativa que tinha aliada a uma posição um pouco céptica sobre o seu desenvolvimento. Infelizmente, a dúvida subsiste, aguardando por nova oportunidade, pois embora céptico estou curiosíssimo sobre a forma como se desenrola, o que move centenas ou mesmo milhares de alunos a frequentarem este tipo de abordagem e, em principal como é possível dirimir toda a dinâmica.
Concluindo, devo referir que a frequência da UC PPel06 do Mestrado em Pedagogia do eLearning resultou claramente no enriquecimento dos meus conhecimentos, mas fundamentalmente no deixar pistas claras sobre formas de trabalho para o desenvolvimento futuro de processos de ensino-aprendizagem em ambiente online.
Carlos Mouta Raposo

Sem comentários:

Enviar um comentário