Encarei esta abordagem numa
perspectiva puramente pessoal, não tendo recorrido a bibliografia de apoio para
sustentar as ideias aqui expressas.
Esta
opção prendeu-se tão-somente com o facto de se pretender que a reflexão fosse
sobre a aprendizagem, pelo que me pareceu que seria muito mais genuíno o
suporte das supra citadas ideias através da experiência pessoal.
O trabalho em ambiente
online não me era desconhecido, assim como também não me encontrava alheio às metodologias
e processos pedagógicos implementados pela Universidade Aberta, pelo que não constituiu
para mim surpresa o percurso seguido.
Realço a importância
que entendo ter a abordagem, em particular da teoria conectivista, recente mas
com uma perfeita, na minha opinião, adequação ao ambiente que procuro criar nos
trabalhos que pretendo desenvolver, ao meu nível de responsabilidade, nos
processos de ensino aprendizagem de que irei ser responsável.
A clareza e objetividade
do contrato de aprendizagem foram fundamentais para o meu trilhar do caminho, conhecedor
das minhas dificuldades, particularmente no que respeita à melhor gestão do
tempo. Acabou contudo este, por ser o meu maior constrangimento, dificultando,
a sua falta, a melhor organização da minha rotina. Acresce referir a pronta disponibilidade
e abertura manifestada pelo professor sobre esta questão.
Por outro
lado, é também merecedor de referência a quantidade e qualidade do material
disponibilizado para apoio, constituindo-se sempre como um excelente ponto de
partida para as tarefas a desenvolver, organizadas de forma coerente e perspectivadas
no prosseguimento de um lógico percurso de ensino-aprendizagem.
Por último um
pensamento sobre o MOOC, que acabei por não conseguir acompanhar apesar da
grande expectativa que tinha aliada a uma posição um pouco céptica sobre o seu
desenvolvimento. Infelizmente, a dúvida subsiste, aguardando por nova
oportunidade, pois embora céptico estou curiosíssimo sobre a forma como se
desenrola, o que move centenas ou mesmo milhares de alunos a frequentarem este
tipo de abordagem e, em principal como é possível dirimir toda a dinâmica.
Concluindo,
devo referir que a frequência da UC PPel06 do Mestrado em Pedagogia do eLearning
resultou claramente no enriquecimento dos meus conhecimentos, mas fundamentalmente
no deixar pistas claras sobre formas de trabalho para o desenvolvimento futuro de
processos de ensino-aprendizagem em ambiente online.
Carlos Mouta
Raposo
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